VILLA NEWS

Governos de direita da América do Sul ampliam aliança contra o crime organizado

O Paraguai anunciou nesta semana que passará a integrar o Compromisso de Santiago, uma aliança formada majoritariamente por governos de direita na América do Sul para aumentar a segurança regional com medidas contra o crime organizado.

Até o momento, o documento foi assinado por Chile, Argentina, Peru, Bolívia e Equador. O novo integrante se uniu aos demais países do grupo após uma reunião no Panamá, à margem da 56ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), segundo informou o Ministério das Relações Exteriores de Assunção.

Em comunicado, o Paraguai detalhou que o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez, assinou a adesão de seu país ao Compromisso Regional de Santiago contra o Crime Organizado Transnacional, adotado em 28 de maio em Santiago, Chile.

Chile, Argentina, Peru, Bolívia e Equador comprometeram-se em maio passado, durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores e da Segurança desses cinco países, a desenvolver um plano de ação conjunto que inclua “ações concretas e resultados mensuráveis ​​e verificáveis”, e a se reunirem novamente em 180 dias em Buenos Aires para avaliar o progresso.

Entre as medidas em consideração estão a coordenação de fronteiras, a cooperação institucional, o compartilhamento de informações, o rastreamento de fluxos financeiros ilícitos e o fortalecimento dos mecanismos regionais de resposta.

Com exceção do Peru – atualmente envolvido em um longo processo eleitoral que sinaliza uma vitória da direita – todos os países participantes são governados por líderes de direita que fazem parte da iniciativa Escudo das Américas, anunciada em março pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para combater o crime internacional e conter a influência da China no Hemisfério Ocidental.

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *