Autoridades da Espanha apreenderam no último dia 17 cerca de 500 quilos de cocaína em um veleiro interceptado em águas do Atlântico Norte, a mais de 640 quilômetros ao sul das Ilhas Canárias. Três tripulantes foram presos na operação, sendo dois brasileiros e um marroquino, segundo o Ministério da Fazenda espanhol.
A embarcação foi localizada pelo navio de Operações Especiais Petrel I, do Serviço de Vigilância Aduaneira da Agência Tributária espanhola. De acordo com as autoridades, a ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil e a Polícia Nacional da Espanha.
Segundo a Polícia Nacional espanhola, o veleiro foi interceptado em uma operação marcada por condições climáticas adversas. Ondas de quatro metros e ventos fortes obrigaram as equipes a manter vigilância técnica por vários dias antes da abordagem.
O Ministério da Fazenda da Espanha informou que a interceptação começou no âmbito da operação bilateral Pascal-Lino, realizada entre o Serviço de Vigilância Aduaneira espanhol e a Receita Federal francesa. A ação continuou depois dentro da operação Azul, liderada pela Polícia Judiciária de Portugal a partir do Centro de Análise contra o Narcotráfico Marítimo no Atlântico.
A operação contou com apoio internacional. Conforme as autoridades espanholas, informações de inteligência foram repassadas por serviços do Reino Unido, por meio da Agência Nacional do Crime do Reino Unido, e dos Estados Unidos, por meio da Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos. Também houve dados fornecidos pela Frontex, agência europeia de controle de fronteiras.
Após receber dados sobre o veleiro, o Petrel I foi direcionado para a área onde a embarcação navegava. A abordagem só foi feita depois de uma avaliação tática para reduzir riscos aos agentes. De acordo com a Agência Tributária espanhola, o mar instável, os ventos fortes e a presença de neblina impediram o uso de apoio aéreo no momento da ação e dificultaram a descida das embarcações auxiliares usadas no abordamento.
Os três tripulantes foram detidos e levados junto com a droga apreendida ao porto de Las Palmas de Gran Canaria.
Segundo a Folha de S.Paulo, um dos brasileiros presos é o empresário baiano Marcelo Nabuco Zollinger, de 36 anos, sócio de uma empresa de equipamentos hospitalares. Em nota divulgada por seus advogados, Zollinger negou de forma categórica as acusações.
A defesa do empresário afirmou que as acusações serão enfrentadas e esclarecidas no curso da instrução criminal, que ainda não foi iniciada. Os advogados também citaram o princípio da presunção de inocência e disseram que ainda não tiveram acesso aos autos da investigação.
VEJA TAMBÉM:


