O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (24) que as grandes empresas do setor de petróleo não baixaram seus preços ao consumidor “de forma proporcional” após o memorando assinado na semana passada com o Irã para dar fim à guerra contra os americanos e Israel e anunciou uma investigação sobre o assunto.
Segundo informações da emissora CNN, o preço do barril do petróleo West Texas Intermediate (WTI), referência nos EUA, caiu 4,4% nesta quarta-feira e o Brent, referência global, caiu 4,6%, atingindo os valores mais baixos desde o início do conflito, em 28 de fevereiro. Porém, Trump alega que os preços seguem altos nas bombas dos postos americanos.
“As grandes empresas de petróleo não estão reduzindo os preços nas bombas de forma proporcional à queda acentuada nos preços que pagam pelo petróleo. Esses preços estão despencando! Em outras palavras, os consumidores estão sendo explorados”, acusou Trump na rede Truth Social.
“Instruí o Departamento de Justiça a investigar isso imediatamente. É bom que os preços da gasolina comecem a cair muito mais rápido do que estou vendo!”, acrescentou o republicano.
Os preços dos combustíveis haviam disparado nos últimos quatro meses devido à guerra, na qual o Irã obstruiu o Estreito de Ormuz, passagem por onde cerca de 20% do petróleo mundial transitava antes do conflito.
Dois dos termos do Memorando de Islamabad, que estabeleceu diretrizes para encerrar o conflito e um prazo de 60 dias para que seja fechado um acordo definitivo, foram a reabertura de Ormuz e a suspensão do bloqueio americano a portos do Irã, ambas medidas já implementadas.
VEJA TAMBÉM:


