A campanha de vacinação contra a gripe será ampliada no Paraná a partir da próxima segunda-feira (29). Todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão receber a dose mediante apresentação de um documento oficial com foto nas unidades de saúde.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A ampliação da campanha foi oficializada nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A expectativa é aumentar a cobertura vacinal e ampliar a proteção da população durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
A organização da aplicação ficará a cargo dos municípios, que definirão as estratégias conforme a realidade local e a capacidade de atendimento da rede pública. Em Curitiba, por exemplo, as 109 unidades básicas de saúde (UBSs) oferecerão a imunização.
Embora a vacinação tenha sido liberada para todos, a Sesa reforça a importância da adesão entre os grupos mais vulneráveis às complicações da doença. Entre eles estão:
- idosos,
- gestantes,
- puérperas,
- profissionais da saúde,
- professores,
- trabalhadores da educação,
- povos indígenas,
- pessoas em situação de rua,
- integrantes das forças de segurança e salvamento,
- militares.
Paraná aplicou mais de 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe
A única contraindicação temporária é para pessoas que estejam com quadro febril ou apresentem sintomas de doença aguda. Nesses casos, a orientação é aguardar a recuperação antes de receber a dose.
Dos 4.815.445 paranaenses que integram o público-alvo da campanha, o estado recebeu e distribuiu 4.249.780 doses e aplicou 2.258.571 vacinas. Com esse resultado, o Paraná ocupa a quinta posição entre os estados que mais vacinaram em números absolutos, depois de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal alcançou 47,18%, índice superior à média nacional, de 42,70%. O desempenho coloca o Paraná na sexta colocação do ranking nacional, atrás de Piauí, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas e Ceará.
VEJA TAMBÉM:


