Alckmin: China abrirá diálogo com indústria automotiva para evitar escassez de chips

Holanda e Nexperia se recusam a comentar relatos de que empresa retomará embarques

Como resposta, a China bloqueou as exportações dos chips vendidos pela empresa, gerando a interrupção do fornecimento de semicondutores da Nexperia às empresas da cadeia de autopeças no Brasil.

Em nota separada, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou a abertura de diálogo com a China “para liberar as exportações de semicondutores ao Brasil”.

Segundo a Anfavea, o governo chinês concordou em analisar a concessão de autorização especial às empresas brasileiras que estiverem com dificuldades para importar os chips.

A medida abre caminho para o fim do embargo às importações de semicondutores da Nexperia que poderia levar ao desabastecimento dos fornecedores de autopeças no país e à consequente paralisação da indústria automotiva, disse a Anfavea.

As empresas brasileiras poderão solicitar exceção ao embargo por meio da embaixada ou diretamente com o Ministério do Comércio da China. A China concederia a licença para importação a partir da análise de cada caso, segundo a Anfavea.

(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Alberto Alerigi Jr. e Lisandra Paraguassu)

The post Alckmin: China abrirá diálogo com indústria automotiva para evitar escassez de chips appeared first on InfoMoney.

Powered by WPeMatico

Fonte:
Infomoney