Vigia Mais MT gera prejuízo de R$ 420 mil ao crime com recuperação de SW4 furtada em Cuiabá
11 de Fevereiro de 2026 às 16:59
Monitoramento em tempo real na MT-343, no sentido de Cáceres, permitiu a rápida mobilização das forças de segurança
![]()
Com apoio do programa Vigia Mais MT, uma Toyota Hilux SW4 avaliada em aproximadamente R$ 420 mil, furtada na noite de segunda-feira (10.2), no bairro Jardim Mariana, em Cuiabá, foi recuperada poucas horas após o crime. Três suspeitos foram presos durante a ação integrada das forças de segurança.
Após o registro da ocorrência de roubo, o sistema de videomonitoramento identificou o veículo por meio da leitura automática de placas (OCR) ao passar por Barra do Bugres (168 km de Cuiabá), trafegando pela rodovia MT-343 no sentido a Cáceres. O alerta foi emitido em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou imediatamente as equipes da região para acompanhamento.
Na sequência, a SW4 voltou a ser detectada em Porto Estrela (194 km de Cuiabá), permitindo a continuidade do monitoramento até a abordagem. As guarnições realizaram a prisão dos três suspeitos e encaminharam o veículo à Delegacia da Polícia Judiciária Civil.
No mesmo dia, outras duas recuperações também foram realizadas com apoio do programa. Em Várzea Grande, um Peugeot 206 com registro de furto foi identificado por câmera instalada na Avenida Pantaneira e recuperado por equipes do 4º BPM. Já em Cuiabá, uma motocicleta Honda Biz foi localizada após alerta de OCR na região do Belvedere e recuperada por policiais do 3º BPM.
As ocorrências demonstram a eficácia do Vigia Mais MT no rastreamento e identificação de veículos furtados ou roubados, reduzindo o tempo de resposta e fortalecendo a atuação integrada das forças de segurança. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.
As ações reforçam o uso da tecnologia como ferramenta estratégica no combate aos crimes patrimoniais em Mato Grosso e ampliam o prejuízo financeiro às organizações criminosas.
O Vigia Mais MT
Até o momento, 130 municípios aderiram ao Vigia Mais MT, e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.
*Sob supervisão de Alecy Alves


